domingo, 13 de março de 2016

Aumenta a oferta no número de mamografias em Macau


Na semana da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde comemora o aumento da oferta de mamografias oferecidas na rede pública. Segundo o secretário de saúde Tiago Oliveira, se comparado ao ano passado, em menos de três meses, já foram realizadas quase 100 mamografias, número que corresponde a mais de 50% do total de mamografias disponibilizadas em 2015.
Ainda segundo os dados revelados pela Secretaria de Saúde, se comparado ao mesmo período de 2015, o aumento é impressionante, e atinge mais de 350%. Apesar dos números que aponta um investimento maior na saúde preventiva, o secretário Tiago Oliveira alerta que ainda não há um meio seguro de prevenir o câncer de mama, chamando atenção para a necessidade e a importância do diagnóstico precoce.
“O autoexame das mamas deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas”, lembrou o secretário que tem trabalhado através de sua equipe com esse tema em palestras, estimulando o autoexame em todas as unidades de saúde.
Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para detectar a doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano, a partir daí. “As mulheres devem procurar um mastologista para acompanhamento e exames durante todas as fases de sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos”, alerta Tiago, lembrando que a doença está presente em todas as faixas etárias.
mamografia
Auto exame ainda é a melhor prevenção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário