quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Manifestantes aguardam Dilma para inauguração da Arena das Duna


Inauguração do estádio acontece na tarde desta quarta (22), em Natal.

Pessoas protestam contra os gastos da Copa e governos.

Do G1 RN
193 comentários
Manifestantes saíram às ruas de Natal para protestar contra os gastos da Copa e administração dos governos federal e estadual (Foto: Felipe Gibson/G1)Manifestantes saíram às ruas de Natal para protestar contra os gastos da Copa e administração dos governos federal e estadual (Foto: Felipe Gibson/G1)
Centenas de pessoas se concentram na entrada da Arena das Dunas, na marginal da BR-101, em Natal, em protesto que começou no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira. Os manifestantes estão com carros de som, faixas e bonecos. A presidente Dilma Rousseff e a governadora Rosalba Ciarlini participam da inauguração e são alvos dos manifestantes, que reclamam dos gastos da Copa e das administrações dos governos federal e estadual.
A concentração começou às 14h e, por volta das 15h, o grupo começou uma caminhada pela avenida Senador Salgado Filho até a BR-101. Inicialmente, apenas uma das faixas da via foi interditada. Depois, toda a pista foi fechada pelos manifestantes. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) passou a controlar o trânsito nas ruas transversais e marginais à BR.
O protesto também conta com a participação de sindicatos e movimentos sociais, que pedem mais recursos para segurança e saúde pública, por exemplo.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, o protesto segue pacífico no entorno do estádio. Policiais do BPChoque (Batalhão de Choque) montaram uma barreira na entrada 4 da Arena das Dunas e contam com o apoio de viaturas da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas).
  •  
Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa do Mundo (Foto: Canindé Soares)Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa do Mundo (Foto: Canindé Soares)
A Arena
A Arena das Dunas vai receber quatro jogos da Copa do Mundo 2014. A obra de construção durou 29 meses. O estádio foi construído pelo Governo do Rio Grande do Norte por meio de uma Parceria Pública-Privada com a empresa OAS. Ao todo, trabalharam cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 21 acessos de entrada, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.

Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares.

Toda a estrutura será mostrada para mais de 200 países que poderão assistir às partidas entre México e Camarões, no dia 13 de junho, Gana e Estados Unidos (16 de junho), Grécia e Japão (19 de junho) e Uruguai e Itália, no dia 24 de junho, todos válidos pela fase de grupos do Mundial.

Nesta quinta-feira (23), a OAS promoverá uma festa de comemoração privada para os funcionários e suas famílias, ocasião em que será descerrada uma placa com o nome de todos os trabalhadores. A cerimônia será fechada.

No domingo (26), a Arena será aberta a todo o público, mediante compra de ingresso, para assistir dois jogos: América x Confiança (pela Copa do Nordeste) e ABC x Alecrim (Campeonato Potiguar).
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário