quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Movimento em casas lotéricas é tranquilo no primeiro dia de greve dos bancários



Como foi deflagrada em meados deste mês, período em que diminuem o ritmo da operações bancárias e financeiras, a população ainda não sentiu o impacto da greve dos bancários, iniciada na noite dessa quarta-feira (18) em todo o país, mas que em Natal ainda deixa de fora as agências do Bradesco e do Santander. 
Emanuel AmaralA categoria anunciou greve hoje (19) por tempo indeterminadoA categoria anunciou greve hoje (19) por tempo indeterminado

Por ocasião da abertura das agências bancárias, às 10h, não havia tantas filas de clientes, mesmos no autoatendimento dos caixas eletrônicos. Na agência do Banco do Brasil da Cidade Alta, na avenida Rio Branco, a área interna de guichês de caixa, por exemplo, não estava fazendo atendimentos.

Ainda assim, o funcionário de uma empresa de economia mista, Judson Anselmo Teixeira, 50 anos, acha que a situação pode piorar com a aproximação do fim do mês, “porque pode começar a falta dinheiro nos caixas eletrônicos”.

Ontem mesmo, Judson Teixeira queixava-se da falta de envelopes para depósito de cheque ou dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos do BB. “Toda greve pode ser justa, mas quem termina pagando com prejuízo é a população”.
Emanuel AmaralApesar da greve nos bancos, movimento em casas lotéricas era tranquilo na manhã de hojeApesar da greve nos bancos, movimento em casas lotéricas era tranquilo na manhã de hoje

A coordenadora do Sindicato dos Bancários, Marta Turra, diz que a orientação para os clientes dos bancos é que procurem as lotéricas, correspondentes bancários e os Correios, que também funcionam como agência bancária, bem como os caixas eletrônicos dos bancos para realização, principalmente, do pagamentos de contas de luz, água, telefone e boletos bancários de forma geral antes do prazo de vencimento, “porque não se pode garantir que não correr juros” para os pagamentos tardios.

Marta Turra explicou que pela lei de greve, “o serviço considerado essencial é a compensação”, que não pode parar e realmente funciona. Para ela, o que fica prejudicado mesmo é o atendimento aos que procuram empréstimos e financiamentos bancários, a carteira imobiliária e o setor de seguros. A falta de pessoal, de acordo com o sindicato, ficou restrito à área administrativa e gerencial.

Ela disse que o sindicato tem plena consciência que o atendimento à clientela bancária poderá se agravar, caso persista a greve dos bancários por tempo indeterminado. “Até  a época dos pagamentos, certamente nós teremos um agravamento da situação. Vai demorar a sair pagamentos, mas temos a expectativa de que a Fenaban e o governo ofereçam uma proposta que a gente possa avaliar, porque nós não temos nenhum interesse em criar tumulto para a população”, disse a coordenadora do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário