segunda-feira, 23 de setembro de 2013

30 baleias encalham em praia de Areia Branca



Trinta baleias da espécie piloto encalharam na madrugada de ontem na praia de Upanema, no município de Areia Branca, a cerca de 319 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. Os animais foram avistados por volta das 4 horas por guarda noturno numa ronda no local.

Os técnicos do Projeto Cetáceos da Costa Branca foram acionados para o resgate dos mamíferos, que esbarraram em uma área que possui muitas pedras. No total, 25 foram devolvidos ao mar com vida. Outros cinco cetáceos faleceram e ficaram na praia. Os animais mortos iriam ser recolhidos para necropsia no laboratório do projeto.

Segundo Flávio José de Lima Silva, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e integrante do Projeto Cetáceos, ainda é cedo estimar as eventuais causas do encalhe coletivo: “A principal hipótese é que o líder do grupo esteja doente e tenha se desorientado”, disse.

De acordo com o professor, a espécie baleia-piloto habita águas profundas e é dificilmente vista próxima na costa. Esse foi o segundo caso registrado no Rio Grande do Norte. Segundo Flávio José, há 23 anos, 19 animais da mesma espécie encalharam em uma praia de São Miguel do Gostoso, a 135 quilômetros de Natal. (das agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário