Por Rosinaldo Vieira/Fotos Canindé Soares
O primeiro dia do arrastão do mela-mela do carnaval de Macau neste sábado (1 de março), a partir das 16h, repetiu o sucesso dos anos anteriores e os seis quilômetros do anel viário se transformou em um mar de gente, confirmando a “terra do sal”, como o maior carnaval de todo o Rio Grande do Norte. Mo meio da multidão de gente Berg e banda e mais uma vez, pelo 13º ano consecutivo, a sensação musical da folia macauense, a banda Grafith, animando e levando ao delírio um mar gente de perder de vista.
Segundo o prefeito Kerginaldo Pinto do Nascimento, a estrutura montada proporciona toda segurança para os milhares de foliões. “E o melhor que é tudo de graça para o povo. E mesmo diante das dificuldades por que passam os municípios brasileiros, conseguimos enxugar os custos ao máximo para não deixar cair a qualidade da tradição de nossa festa”, afirmou o prefeito Kerginaldo Pinto.
Tour
Para as milhares de pessoas que visitam Macau nesta época do ano, vindos de cidades como Natal, Parnamirim, Mossoró, Recife, Fortaleza, entre outras próximas, aumentando de 30 mil habitantes para mais de 200 mil pessoas, o mela-mela proporciona um verdadeiro tour pela cidade, pois percorre o anel viário de seis quilômetros, passando pelas avenidas Centenário, Integração e Pedro Lopes de Araújo, margeando o belo cenário das salinas macausenses. A tradição da festa do mela-mela e da passagem da banda Grafith, também é transmitida todos os dias para o mundo através do site www.justin.tv/marcosnegao.
Segundo o major André Luis Fernandes da Fonseca, comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar em Macau, nestes primeiros dois dias de carnaval na cidade (sexta – 28/02 e sábado – 01/03), a folia transcorreu tranquila. “Não tivemos nenhum incidente grave nestes dois primeiros dias de festa. Para garantir a segurança dos foliões colocamos nas ruas 350 PM´s, entre cavalaria, Rocam (motos), BPchoque”, disse o major Fernandes, estimando cerca de 150 mil pessoas neste primeiro dia do mela-mela.
Paredões de som
Uma das marcas da festa da “Terra do sal” este ano são as dezenas de paredões de som instalados nos carros, que são vistos em todos os cantos da cidade e em diversos tamanhos, ampliando por onde passam a potência da energia das pessoas, inclusive durante o mela-mela, pois muitos deles seguiam atrás do Grafith, puxados por tratores.
DVD do Grafith
Para a próxima segunda-feira (3 de março), está marcado o grande dia do Grafith no carnaval de Macau, com a tradicional gravação do DVD da banda durante a folia, que já virou um marco há 13 anos. “Este é um dia em que recebemos o maior público por conta do DVD, gravado ao vivo e sem cortes. Para nós é uma satisfação, pois desenvolvemos um repertório criado especialmente para esta festa, como a música ‘Passaram mel em mim’, homenageando a maior marca do carnaval macauense, o mela-mela”, destacou Joãozinho, um dos quatro irmãos integrantes da banda Grafith. Além dele tem ainda Júnior Grafith, Kaká e Carlinhos.
Este foi apenas o primeiro dia do mela-mela. Neste domingo (2 de março) tem muito mais com o arrastão dos trios a partir das 16h, mais uma com a participação da banda Grafith e ainda as bandas Montagem e Radiola de Ficha e o carros com paredões de som. E o mel que lambuza a todos no percurso é o combustível que dá a energia necessária para os milhares de foliões aguentarem até a próxima terça-feira (3 de março) no mela-mela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário