De acordo com pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde, entre os meses de janeiro e março o número de pacientes com quadros de cálculos renais aumenta em 30%.
Isso ocorre devido a está época do ano, o verão, as pessoas transpiram mais e perdem mais líquido, com isso os cálculos se formam por baixa quantidade de urina e mais sais no organismo. O calor é um fator de risco e nos países tropicais é mais comum que as pessoas desenvolvam os cálculos renais.
Além disso, os frutos do mar, muito consumidos nesta época, têm bastante ácido úrico, uma das substâncias responsáveis pelo desenvolvimento das pedras.
O urologista Fábio Vicentini, do Centro paulista de Referência em Saúde do Homem, orienta que as pessoas fiquem atentas à cor da urina. Segundo ele, quanto mais transparente melhor.
Quando a urina está amarelada e escura é sinal de que o organismo precisa de hidratação.
E no caso de dores e cólicas renais, a recomendação é procurar um médico e tomar cuidado com receitas caseiras.
A orientação para prevenir esses quadros, é aumentar a ingestão de líquidos, cerca de dois litros de água por dia e de sucos cítricos e também diminuir a quantidade de sal nos alimentos. As refeições diárias devem conter mais verduras, legumes, frutas e saladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário