sábado, 21 de maio de 2016

Mais Médicos: ministro da Saúde destaca importância de parceria com OPAS/OMS para continuar avanços


ImprimirE-mail
molinabarrosreuniao120 de maio de 2016 – O Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Joaquín Molina, se encontrou nesta sexta-feira (20) com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para conversar sobre o Programa Mais Médicos e a Assembleia Mundial da Saúde, que ocorre de 23 a 28 de maio na sede da OMS, em Genebra, Suíça. Barros destacou os avanços da iniciativa e a atuação dos médicos cubanos, que prestam atendimento no país por meio de cooperação internacional com a OPAS/OMS.
“O Mais Médicos continuará dando sempre preferência aos profissionais brasileiros e vamos incentivar para que essa participação cresça cada vez mais. Mas enquanto existir necessidade de preencher vagas em que médicos brasileiros não se dispõem a ir, nós estaremos suprindo com os profissionais por meio da cooperação com a OPAS. Esse é o objetivo que o Governo tem para manter a proposta que foi muito bem aceita e avaliada pelos prefeitos e pela população, que está satisfeita com o atendimento realizado pelos profissionais em todo o país”, afirmou Barros.
Para Joaquín Molina, o programa é muito importante para reforçar a atenção básica no Brasil. “O Mais Médicos está em um ano crucial, é um ano de reposição de um grupo de médicos. Então, vamos trabalhar juntos e de maneira intensa para novas metas e vencer novos desafios para a população que mais necessita de atenção”, destacou.
O Mais Médicos foi criado em 2013 pelo Governo Federal brasileiro, com o objetivo de suprir a carência desses profissionais nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. A Representação da OPAS/OMS no Brasil colabora com a iniciativa intermediando a vinda de médicos de Cuba para atuar em postos de saúde do país. Com o Mais Médicos, foi possível preencher 18.240 vagas em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Dessas, 11.429 foram ocupadas pelos profissionais cubanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário