domingo, 19 de junho de 2016

VÍDEO - Reação do guarda municipal assaltado em Camaragibe; o suspeito foi morto pelo GM que será preso por homicídio e posse ilegal de arma.




O circuito interno de vídeo de segurança da prefeitura mostra dois assaltantes entrando no prédio: um de camisa clara e o outro de camisa escura. Eles renderam o guarda municipal  e fizeram uma revista nele. Depois, ameaçaram o guarda e tomaram a farda. Um dos suspeitos vestiu a farda e foi se encontrar com outros integrantes da quadrilha do lado de fora da prefeitura.

O homem de camisa clara ficou dentro do prédio e ordenou que o guarda sentasse. Como tinha uma arma escondida na perna, o guarda aproveitou um descuido do suspeito e atirou nele. O bandido também atirou, mas não acertou o guarda municipal, que foi até o local onde o assaltante estava caído e pegou a pistola dele. Com as duas armas na mão, ele ainda fez um disparo em direção à porta do prédio, antes de pegar o celular e ligar para a polícia.
Prefeitura de Camaragibe após tentativa de assalto com um morto (Foto: Edson Silva/ TV Globo)Prefeitura de Camaragibe após tentativa de assalto
com um morto (Foto: Edson Silva/ TV Globo)
As imagens confirmam o que foi informado pelo coronel Luiz Meira, secretário de Segurança Cidadã e Mobilidade da cidade, que afirmou que o guarda municipal reagiu ao assalto e matou um dos suspeitos usando sua própria arma. Em entrevista coletiva na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na Zona Oeste do Recife, delegado Paulo Berenguer, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos do estado, havia afirmado que o armamento era do suspeito e não do profissional de segurança.

Os outros dois suspeitos ainda estão foragidos. Já o guarda municipal viajou para a casa de parentes e irá se apresentar à polícia, segundo o secretário. Na coletiva, o delegado informou que o guarda não será preso em flagrante, pois o prazo já terminou, então a polícia deverá investigar as hipóteses que podem resultar no indiciamento dele.

Porte de arma
De acordo com a Lei 13.022/2014, para armar a Guarda Municipal, os municípios precisam apresentar um conjunto de garantias. Entre elas: instituir sede própria e espaço específico para armazenamento de arsenal. Um dos itens mais importantes é a criação de uma corregedoria para apurar desmando ou excessos. Para isso, o guarda ainda precisa passar por um treinamento. Tudo isso é submetido à Polícia Federal, responsável por dar o aval ao emprego de armas de fogo pelas guardas civis.

Até março deste ano, apenas cinco municípios haviam pedido autorização para armar seus guardas em Pernambuco. Se for confirmado que o armamento é do guarda, ele poderá ser preso por homicídio e por uso ilegal de arma de fogo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário