sexta-feira, 26 de setembro de 2014

BRASIL: SBT NA MIRA DA JUSTIÇA POR DECLARAÇÕES DE SHEHERAZAD


Rachel Sheherazade é conhecida por fazer comentários polêmicos no jornal do SBT / Divulgação

O Ministério Público Federal de São Paulo divulgou na ultima quarta-feira (24), a ação civil pública contra o SBT em virtude das declarações da âncora Rachel Sheherazade, por defender as atitudes de um grupo de “justiceiros” que agrediu, despiu e acorrentou a um poste um jovem de 15 anos, acusado de praticar  furtos no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão pede, em caráter liminar, que a emissora veicule um quadro com a retratação dos comentários da jornalista, sob pena de multa de R$ 500 mil por dia de descumprimento. 
Após a reportagem que mostrou a violência contra o jovem, exibida durante o telejornal “SBT Brasil” em 4 de fevereiro, a apresentadora afirmou: “O que resta ao cidadão de bem que ainda por cima foi desarmado? Se defender, é claro! O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite”.
CENSURA/ De acordo com o órgão, a atuação do MPF nesse caso não representa censura, medida totalmente incompatível com o regime democrático. A ação ressalta, no entanto, que o direito à liberdade de manifestação jornalística não é absoluto e que os veículos de comunicação não estão livres de sanções ou responsabilizações posteriores caso, ao informar e expressar livremente o pensamento, violem outros direitos e garantias estabelecidos pelo ordenamento jurídico brasileiro.
O BLOG: Não sei qual o sentimento que toma conta de mim, ao ver matérias como essas. É natural para a justiça brasileira, que menores de idade, roubem, batam, estuprem e até matem outras pessoas, agora um jornalista falar que um vagabundo como esse deve sim ser preso e pagar pelo seus atos não pode.
Temos que esperar eles matarem nossos amigos e familiares, e temos que assistir tudo de braços cruzados, garanto que se o estado fizesse cumprir nossos direito de ir e vir, de termos a segurança que merecemos, ninguém precisaria fazer justiça com as próprias mãos, faça seu papel que faremos o nosso.
anderson frança

Nenhum comentário:

Postar um comentário