quarta-feira, 13 de março de 2013

FRANCISCO I, ARGENTINA ELEGE NOVO PAPA.


Foto: Reprodução de TV
ELEITO PAPA FRANCISCO I
O novo Papa argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, primeiro da América do Sul, esteve envolvido em algumas polêmicas na última década.
Em 2010, diante da aprovação da lei que permitiu o casamento homossexual, Bergoglio assumiu uma posição firmemente contrária. "Não sejamos ingênuos: não se trata de uma simples luta política; é a pretensão destrutiva ao plano de Deus", ele afirmou na época. O cardeal, que também foi contra a recente lei de identidade de gênero que tornou legal travestis e transsexuais registrarem seus dados com o sexo escolhido, se opõe ao aborto e à eutanásia.
O novo Papa também foi acusado pelo livro "El Silencio", de Horacio Verbitsky, de ter ajudado na detenção, pelas Forças Armadas, de dois padres jesuítas que estavam sob seu comando na Companhia de Jesus. Bergoglio havia ordenado que eles deixassem de fazer seu trabalho pastoral, que entrava em conflito com a ditadura militar. O autor do livro também afirma ter encontrado um documento de 1979, nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores e Culto da Argentina, no qual Anselmo Orcoyen, diretor de Culto Católico do órgão, diz ter sido informado por Bergoglio das "suspeitas de contato com guerrilheiros" e dos "conflitos de obediência" envolvendo um dos jesuítas, Jalics.
No final de 2004, o artista plástico Leon Ferrari, de 84 anos, mostrava obras críticas à Igreja Católica no Centro Cultural Recoleta. O cardeal, atual Papa, as classificou de "blasfemia" e pediu a censura das mesmas. Após as declarações do religioso, fiéis invadiram a exposição de destruíram parte das obras, gritando "Viva Cristo Rei". Ferrari, então, reuniu os estilhaços, os manteve expostos e os adicionou o título "Obrigado, cardeal Bergoglio".

Francisco I telefonou para Bento XVI e o encontrará

O novo papa Francisco I telefonou após a sua eleição ao papa emérito Bento XVI e "o encontrará nos próximos dias", anunciou nesta quarta-feira o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Na tarde de quinta-feira, o papa argentino celebrará uma missa com todos os cardeais na Basílica de São Pedro, e na manhã de sexta terá uma audiência na Sala Clementina do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário