sábado, 2 de março de 2013

ADEUS AO PAPA BENTO XVI

Vaticano marca para segunda primeira reunião para preparar conclave

Papa Bento 16 é visto na janela de Castel Gandolfo | Vincenzo Pinto/AFPO Vaticano anunciou nesta sexta-feira que a primeira reunião de cardeais para preparar o conclave será na próxima segunda (4).
O encontro será o início do processo para escolher o sucessor de Bento 16, que renunciou na quinta (28).
Segundo a Santa Sé, a reunião começará às 9h30 locais (5h30 em Brasília), na Sala Nova do Sínodo, na Sala Paulo 6º, que é o local das audiências públicas do papa durante o inverno e nos dias de chuva.
ADEUS A BENTO XVI
 O evento deverá definir os últimos detalhes para a escolha do novo pontífice, incluindo a data de início do conclave. As primeiras reuniões são chamadas de congregações gerais e nelas se discutirão os problemas da Igreja Católica e que servirão para definir o perfil do papa que substituirá Bento 16.

Dentre os temas que serão abordados, deverão estar a reforma na instituição e a investigação interna do vazamento de documentos do agora papa emérito, conhecido como Vatileaks. Também devem ser abordadas as denúncias de pedofilia, a corrupção, a influência de outras religiões e questões relativas à família.

O anúncio foi feito após o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, ter enviado cartas aos cardeais da Igreja Católica, e deverá contar com a participação de todos. Nesta lista, estão incluídos também os cardeais que passaram dos 80 anos e não têm poder de voto no conclave.

RENÚNCIA

A reunião foi convocada um dia após a renúncia oficial de Bento 16, que havia anunciado em 11 de fevereiro que deixaria o comando da Igreja Católica. Em sua última aparição pública como pontífice, ele disse que se prepara para entrar na última fase de sua vida.

"Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos outros. Eu serei o supremo pontífice da Igreja Católica até as 20h [16h de Brasília]", disse. "Depois disso, serei apenas um peregrino que está começando a última fase de sua peregrinação nesta Terra."

O último pronunciamento do agora papa emérito foi feito na sacada da residência de verão papal, em Castel Gandolfo, a 30 km de Roma. O último pronunciamento do papa foi feito diante de centenas de fiéis emocionados, que aguardavam desde a manhã pela chance de vê-lo.

Na terça (26), Bento 16 emitiu um decreto que permite a antecipação do conclave, sem a necessidade de esperar os 15 dias determinados pelo seu antecessor, João Paulo 2º. Desse modo, a expectativa é que a reunião comece no dia 11.

O Vaticano espera que o novo pontífice seja escolhido antes do Domingo de Ramos, neste ano em 24 de março, para que este conduza as celebrações da Semana Santa e da Páscoa, feriado mais importante do catolicismo
                                                 CARDEAIS BRASILEIROS QUE VOTARÃO O NOVO PAPA.

Os cardeais Brasileiros que terá direito a voto no conclave que acontecerá nos próximos dias no Vaticano são: o arcebispo emérito de São Paulo dom Claudio Hummes; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer; o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, dom João Braz de Aviz; e o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Raymundo Damasceno. Dom Agnelo arcebispo de Salvador,  ao centro o arcebispo de São Paulo dom Odilo Scherer , um nome com chances de ser o primeiro papa latino americano na historia da igreja  Católica, mais a igreja espera eleger um papa conciliador, que esteja de acordo com os princípios da igreja e que compreenda o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário