sexta-feira, 8 de abril de 2016

Profissionais da saúde Prefeitura de Macau se sentem valorizados em suas respectivas áreas de trabalho.



Neste dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, são muitas as conquistas para se comemorar por parte dos profissionais que fazem a saúde pública em Macau. Depois de muitos anos, mesmo diante do cenário de crise com a queda de receitas, a prefeitura começa a pagar os salários dos servidores contratados no mesmo período dos estatutários, resgatando a credibilidade junto a essa importante categoria de servidores públicos. 

Para o Secretário Tiago Oliveira, essa atitude representa o compromisso do Prefeito Einstein Barbosa com os profissionais. Tiago acompanhou de perto a condução do processo dos pagamentos e destacou a responsabilidade do gestor. “O pagamento em dia dos contratados além de valorizar o funcionalismo público, estimula a economia do município e aos poucos resgata a confiança dos profissionais na gestão municipal”, disse.

Profissionais saudáveis
Com o objetivo de produzir saúde e não somente tratar as doenças, a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo uma nova estratégia de trabalho, com o programa “Mudança de Hábito por uma Vida Melhor”. O projeto coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF acontece nas unidades de saúde, onde são oferecidos serviços de profissionais de educação física e nutricional, que orientam os servidores e usuários para a mudança do estilo de vida.

A ginástica laboral com educador físico, por exemplo, já traz resultados na melhoria da prestação de serviço, motivando funcionários e melhorando a condição física do trabalhador, através do cuidado e da prevenção com a saúde daqueles que cuidam da sua saúde. Os funcionários do PSF do Centro já testaram e aprovaram a experiência. 

“É uma experiência nova que está trazendo benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais para o colaborador no seu ambiente de trabalho, contribuindo para a prevenção e recuperação das chamadas doenças do trabalho, promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais”, avaliou Tiago Oliveira.

Roda de conversa
A Roda de Conversa é outro projeto que vem acontecendo, através de uma ação pioneira da Secretaria de Saúde com os profissionais da Equipe de Saúde. A iniciativa busca trabalhar com os servidores a melhoria da qualidade da assistência.
Na UBS da Ilha de Santana, por exemplo, foi trabalhado recentemente o tema “Acolhimento no SUS”, com base na Política Nacional de Humanização (PNH), que define que acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde e não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo.

“O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes”, lembrou o secretário Tiago Oliveira, caracterizando a inciativa como fundamental para qualificar os serviços de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário