quinta-feira, 14 de abril de 2016

Caso dos menores forçados a pular de ponte no RN é prioridade, diz Sesed

14/04/2016 09h03 - Atualizado em 14/04/2016 13h18

Secretária de Segurança quer saber se algum policial foi conivente. 

Kalina Leite também cobrou rastreamento dos carros da PM na região.

Anderson BarbosaDo G1 RN
Nus, suspeitos foram obrigados a correr pelas ruas de Natal até a ponte de Igapó, de onde foram forçados a saltar (Foto: Reprodução/Redes Sociais)Nus, adolescentes foram obrigados a correr pelas ruas de Natal até a ponte de Igapó, de onde foram forçados a saltar (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
'Prioridade absoluta'. É este o tratamento que a secretária de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, a delegada Kalina Leite, diz que a Sesed está dando ao caso dos dois adolescentes suspeitos de serem assaltantes, um de 14 e outro de 17 anos, que foram abordados por um suposto policial, amarrados, despidos e forçados a pular da ponte de Igapó, que liga as zonas Norte e Oeste de Natal.
Não foi possível exibir o vídeo.
O fato, que a própria secretária denomina de 'barbárie', aconteceu na noite da segunda-feira (11). Após saltarem nas águas do rio Potengi, os dois rapazes foram resgatados por pescadores. Toda a ação foi filmada e o vídeo divulgado em redes sociais (veja o vídeo ao lado). A gravação está com a Polícia Civil, que abriu investigação após uma queixa ser registrada pelo pai do adolescente de 14 anos.
Ao G1, Kalina explicou que a ordem é identificar o suposto policial que teria abordado os adolescentes e forçado os dois a correrem nus, e também saber se realmente alguma guarnição da PM chegou a tomar ciência do que estava acontecendo, e caso, positivo, por que não assumiu a ocorrência. De acordo com a secretária, causa estranheza o fato de o Ciosp (Centro de Integração em Operações em Segurança Pública) não ter registrado qualquer chamada sobre o caso. "Pelo que sabemos, esses dois adolescentes correram vários quilômetros por uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Pelo vídeo dá pra ver que muitas motos acompanhavam os dois e vários veículos cruzaram por eles. E olha que ainda era relativamente cedo. É muito estranho o Ciosp não ter sido acionado, nenhum morador ter ligado para a polícia para contar o que estava acontecendo", ressaltou.
A secretária também disse que já pediu à PM a localização dos carros da corporação que atuavam na área para saber onde cada uma estava no momento do ocorrido.
Em entrevista à Inter TV Cabugi, o garoto de 14 anos admitiu que intenção dele e do amigo era assaltar. Mas, naquela noite, não roubaram ninguém. Ele afirmou que já estavam voltando pra casa quando foram abordados por um homem que se identificou como policial. O adolescente disse que isso aconteceu na Av. Bernardo Vieira, nas proximidades do Shopping Midway Mall. De lá até a ponte de Igapó são aproximadamente 6 quilômetros de distância. Ainda segundo o adolescente, o fato de ter sobrevivido ao pular da ponte foi um 'milagre de Deus'. Já a mãe, falou que tem 'consciência de que ele errou', mas que as pessoas que atentaram contra a vida dos dois menores agiram mais errado ainda.
Quem também se manifestou foi o promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra. Para ele, "o que foi feito com os dois adolescentes também é crime. Forçá-los a se jogar de uma ponte é tentativa de homicídio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário