sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Macau: Prefeitura procura explicações na Caern e carros pipas chegam hoje nas comunidades e distritos.





Desde o início do desabastecimento de água da cidade que a prefeitura, por meio do Gabinete e das secretarias de Planejamento, Gestão e Serviços e Infraestrutura vem mantendo contato direto com a CAERN, no sentido de buscar respostas para a população e amenizar o sofrimento. Nesta sexta-feira, 14, a distribuição de água com carros pipas continua na cidade e chega a todas as comunidades e distritos.
Segundo explicou o gerente regional da Caern, Antônio de Pádua, a Agência Nacional de Água-ANA, juntamente com o DNOCS realizaram uma inspeção que fechou as comportas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no dia 22 passado. Na reabertura das comportas houve uma falha no equipamento que mede o volume de água que sai para o rio, somente detectado agora, o que ocasionou esse caos.
“Antes dessa manutenção o rio estava era alimentado por cinco metros cúbicos de água por segundo, com essa falha no equipamento passou a ser liberado apenas 3.8 metros por segundo, fato que ocasionou esse colapso na nossa captação de água”, explicou Pádua.
Ainda segundo Pádua, a previsão é que até o próximo domingo, 16, caso se normalize o sistema de captação e não haja nenhum contratempo, a cidade de Macau terá o abastecimento normalizado. Participaram da reunião que ocorreu nesta quinta-feira no escritório da Caern em Assú, o chefe de Gabinete, Ailson Salustiano, o secretário de Infraestrutura, Júnior Matias e o assessor de imprensa, Arafran Peter.   
Ação emergencial

Com o colapso no abastecimento de água, a população de 31 mil habitantes da capital do sal, passou a ser abastecida com carros pipas. A prefeitura disponibilizou durante todo o dia de ontem doze caminhões para abastecer os bairros da cidade e os prédios públicos, como escolas, postos de saúde, hospital, delegacias de polícia e maternidade. Nesta sexta-feira, o prefeito Kerginaldo Pinto contratou mais dois carros pipas para reforçar a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário