quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Câmeras vão monitorar os exames práticos de motoristas

Com as filmagens, o Detran saberá se o motorista fez a prova corretamente e está apto a dirigir; a licitação da companhia responsável pelo serviço deve ser feita na semana que vem


25/02/2015 - 05h00 - Atualizado em 25/02/2015 - 16h26 | Cecília Polycarpo
cecília.cebalho@rac.com.br

Foto: Cedoc/RAC
Candidato presta exame para obter a licença para dirigir na Rua Luís Antônio Assunção Leite: transtorno
Exames práticos para tirar CNH serão filmados
O Departamento Estadual de Trânsito em São Paulo (Detran-SP) terceirizará empresa para instalar câmeras de segurança nos carros usados nas provas práticas de obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com as filmagens e um sistema de telemetria, o departamento saberá se o motorista fez a prova corretamente e está apto a dirigir, o que deve evitar a compra ilegal de carteiras. A licitação da companhia responsável pelo serviço deve ser feita na semana que vem. 

Será ampliado também para a segunda instância o sistema eletrônico de recurso de multas aplicadas pela Polícia Militar (PM). Com o instrumento, o motorista não precisará mais enviar carta ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) com as provas - tudo poderá ser feito pela internet.
 
O motorista já pode usar hoje a web para recorrer ao Detran e à Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari) desde outubro do ano passado. O conjunto de ações faz parte do esforço da nova direção do órgão para aumentar a transparência de processos e evitar corrupção.
 
Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para AAN
Annenberg: "É mais uma garantia de que as pessoas que passam na prova sabem mesmo dirigir"
Annenberg: "É mais uma garantia de que as pessoas que passam na prova sabem mesmo dirigir"
 
 
 
Primeiro na Capital

A Capital será a primeira cidade a ter os testes de direção monitorados. Segundo o diretor-presidente do Detran, Daniel Annenberg, São Paulo é o município que ainda concentra mais casos de fraudes e venda de CNHs. Annenberg esteve na redação do Correio nesta terça-feira (24) para entrevista exclusiva. "Com o novo sistema, vamos saber o passo a passo da pessoa que fez a prova, se ela deu a seta quando deveria dar, se fez a baliza certa", disse.
 
O edital de licitação está sendo elaborado e deverá ser publicado na semana que vem. A expectativa é que o sistema comece a ser implantado em três meses, sendo estendido para outras cidades até o final do ano.
 
 
Maior rigor

"É mais uma garantia de que as pessoas que passam na prova sabem mesmo dirigir", disse Annenberg. A iniciativa está entre a série de mudanças no Detran para "moralizar" o órgão, segundo Annenberg. O processo começou com a prova teórica de reciclagem de motoristas, que também têm grandes índices de fraude, e agora são monitoradas por câmeras e sistema integrado à distância. 
Outra missão da direção do Detran é ampliar os serviços oferecidos pela internet e aliviar a carga de atendimentos presenciais nas unidades. Em breve, o motorista poderá recorrer eletronicamente de uma multa em segunda instância, ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). O cidadão já pode contestar a autuação no Detran e no Jari pela internet desde outubro do ano passado.
 
Restrições
 
O serviço, porém, é válido apenas a multas de responsabilidade do departamento, que são as aplicadas pela Polícia Militar. Infrações municipais e em rodovias federais ainda devem ser contestadas manualmente, com preenchimento de guia que é enviada aos órgãos pelos Correios. "Mas já estamos em contato com prefeituras e governo federal para que, em São Paulo, o recurso eletrônico seja estendido para todas as multas. Isso aumenta a transparência do processo" .

Entre os serviços que já podem ser feitos pelo portal do Detran ou pelo aplicativo de celular departamento estão a segunda via de CNH, a troca da carteira provisória para definitiva e a permissão para dirigir em outros países. A comunicação de transferência de veículo também é feita pelos cartórios imediatamente ao registro, de forma virtual.
Novo portal
 
 
O portal eletrônico, que já passou por reformulação quando o Secretaria de Planejamento e Gestão assumiu o Detran no lugar da Secretaria de Estado da Segurança Pública, deve ser ainda mais simplificado para estimular o usuário a fazer procedimentos pela internet.

A nova unidade do Detran Campinas que está sendo construída no Campinas Shopping ficará pronta no final de maio. O novo modelo de atendimento, estruturado com base no sistema empregado no Poupatempo, deve dobrar a capacidade de dois mil atendimentos diários para quatro mil. Desde que a Secretaria de Desenvolvimento assumiu o Detran, o órgão passou a ter 100 funcionários - antes 58 policiais eram responsável pelo serviço. Ao todo, 85 das 306 cidades com unidades do Detran já operam no novo sistema.

Serviços oferecidos

O motorista pode tirar dúvidas sobre procedimentos pelo Disque-Detran 0300 101 3333 e o portal www.detran.sp.gov.br tem os seguintes serviços on-line 

2ª via da CNH

Acompanhamento da 1ª CNH

Acompanhamento de serviços

Agendamento

Alteração de endereço da CNH

Certidão da CNH

Consulta de aulas práticas

Consulta de aulas teóricas

Consulta de pontos da CNH

Consulta de resultado de provas

Consultar agendamento

Permissão internacional para dirigir (PID)

Simulado de prova Detran.SP

Acompanhamento de serviços

Agendamentos

Alteração de endereço de veículo

Comunicação de venda

Pesquisa de débitos e restrições

Pesquisa de gravames

Pesquisa para emissão de 2ª via do CRLV

2ª via de multas para veículos registrados em outro estado

Acompanhamento e solicitação de recurso de penalidade (defesa prévia / advertência / Jari)

Pesquisa de multas / dados do veículo

Nenhum comentário:

Postar um comentário