sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Produtores do Baixo Açu terão acesso a novas tecnologias de irrigação



Há seis anos o fruticultor José Arnor Costa produz bananas no Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba), em Alto do Rodrigues.

Atualmente são 12 hectares produzindo 20 toneladas da fruta por mês, que são enviadas para todo o RN, Fortaleza, Recife e João Pessoa.

Mas nem sempre foi assim. Quando saiu de Santa Cruz para morar na região, começou como funcionário de outro produtor, trabalhando diretamente no cultivo. Hoje se tornou dono do próprio negócio e, beneficiado com recursos de um projeto do Governo do Estado, quer duplicar a produção de bananas.

“Não tenho vergonha de dizer que cheguei aqui para trabalhar com uma enxada para meu antigo patrão. Hoje sou dono do meu lote, sou fruticultor igual a ele e isso aqui é minha vida. Com os investimentos no sistema de irrigação, quero dobrar minha produção para 40 toneladas de banana por mês”, conta.

Arnor é um dos 68 beneficiados pelo Edital de Apoio a Subprojetos de Fruticultura Irrigada, financiado pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial e executado em parceria com a Secretaria de Agricultura.

Oito associações de irrigantes estão sendo beneficiadas e irão receber sistemas de irrigação automatizados, sistema de filtragem e bombeamento de água, novas tubulações, tratores, veículos e novas tecnologias para produzir. Estão sendo aplicados R$ 4,4 milhões com objetivo de mudar a realidade atual dos produtores, que trabalham com equipamentos de irrigação sucateados, de 20 anos atrás.

Obras estruturantes
O Diba é um celeiro de desenvolvimento econômico da fruticultura irrigada, localizado nos municípios de Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues, com faturamento de R$ 50 milhões anuais e geração de três mil empregos diretos e indiretos.

É lá que se produz 30 mil toneladas de frutas por ano. Além das oito associações selecionadas em edital, o Diba também está recebendo obras estruturantes que irão beneficiar todos os produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário