domingo, 16 de setembro de 2018

ELEIÇÕES 2018 - ANALISE DO QUADRO POLITICO PARA PRESIDENTE DO BRASIL ATÉ SEXTA EIRA (14)

"Mulheres unidas contra Bolsonaro" já soma mais de 2,3 milhões de integrantes no Facebook



Líder das intenções de voto nas eleições deste ano, Jair Messias Bolsonaro (PSL) também está na ponta entre os candidatos mais rejeitados pelo eleitorado brasileiro.

No Facebook, grupos contra Bolsonaro se multiplicaram nos últimos dias.

O maior deles, intitulado como “Mulheres unidas contra Bolsonaro”, criado há pouco mais de uma semana, já soma a participação de mais de 2,3 milhões de membros.
  
Na descrição, é explicado que o grupo é “contra o avanço e fortalecimento do machismo, misoginia e outros tipos de preconceitos”.

Corrida presidencial: Disputa entre Ciro e Haddad se acirra na região Nordeste



A Região Nordeste, onde vive um em cada quatro eleitores brasileiros, é, neste momento, o principal palco da disputa entre Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) pelo espólio lulista e por uma vaga no segundo turno da disputa presidencial. A batalha entre o petista e o pedetista se acirrou nas mais recentes pesquisas, lideradas por Jair Bolsonaro (PSL).

Nos Estados nordestinos, o confronto Ciro-Haddad alcança seu nível mais elevado na comparação com outras regiões. Enquanto o candidato do PT conta com a transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – preso e condenado na Lava Jato -, a campanha de Ciro acredita que poderá frear essa transmissão.

O principal trunfo de Ciro é o forte apoio de que desfruta no Ceará, Estado que já governou e cuja máquina é controlada por seu irmão, Cid Gomes, candidato ao Senado pelo PDT. Apesar de ser petista, o atual governador, Camilo Santana, é afilhado político dos irmãos Gomes e apoia Ciro.

O crescimento de Ciro vinha sendo impulsionado principalmente pelo desempenho no Nordeste. Mas, desde que foi oficializado como candidato do PT à Presidência, no início desta semana, Haddad alcançou índices que o deixam em empate técnico no segundo lugar com adversários.

Conforme o Ibope mais recente, divulgado na terça-feira, 38% dos nordestinos afirmaram que votariam “com certeza” em Haddad ao ser informados de que ele tem o apoio do ex-presidente. Naquele momento, o petista tinha 13% das preferências no Nordeste, ante 18% de Ciro.

Já a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 14, mostrou que Haddad cresceu de 11% para 20% no Nordeste e Ciro oscilou para baixo, de 20% para 18%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário