quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Quantos sentidos você tem?


Pesquisadores norte-americanos identificaram 27 tipos de emoções que caracterizam as reações humanas às mais variadas situações, desafiando a velha suposição da psicologia que resume esses sentimentos em apenas seis tipos –felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
O estudo, publicado em agosto na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”, usou modelos estatísticos para analisar a reação de 853 homens e mulheres a 2.185 vídeos silenciosos de 5 a 10 segundos capazes de despertar as mais variadas emoções.
“Descobrimos que 27 emoções distintas, e não seis, foram necessárias para explicar a forma como os voluntários respondiam a cada um dos vídeos exibidos”, afirmou Dacher Keltner, professor de psicologia da Universidade da Califórnia e autor do estudo.
As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário