quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Macau: Prefeito reúne bancada e cobra solução para o problema hídrico que o municipio atravessa

ESSA MATÉRIA DO AMIGO IRINEU CÂNDIDO (BLOG CIDADE DO SAL)  É O RAIO ¨ X ¨ DA SITUAÇÃO CAÓTICA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MACAU, QUE É DE RESPONSABILIDADE DA CAERN, INDEPENDENTE DE QUEM ESTEJA Á FRENTE DO GOVERNO ESTADUAL, PODE SER FRANCISCO, PEDRO, CHICO OU MANOEL, NÃO PODE  SE ESQUIVAR DA RESPONSABILIDADE COM OS CIDADÃES MACAUENSES POR PICUINHAS POLITICAS.

27 DE OUTUBRO DE 2015



Prefeito Kerginaldo, Governador Robinson e Dep Ezequiel
Prefeito Kerginaldo, Governador Robinson e Dep Ezequiel
O dia de hoje foi tomado de ansiedade pelas notícias que por ventura viriam do governo do estado. Uma vez que o prefeito de Macau, deputados e algumas lideranças do município se uniram e foram buscar solução para o problema hídrico que aflige a terra das salinas à meses.
Falta de debate e comprometimento
Situação que causou preocupação e perplexidade para alguns que por lá estavam, já que não tinham ciência de fato do problema que tem sofrido o povo salineiro –  Uma vez que determinados parlamentares das salinas não externaram uma menção de conhecimento sobre o assunto – pois  pareciam não conviverem  diariamente com as necessidades de sua gente, não deram a minima atenção para o problema que se alastrava, alguns destes senhores preocupavam-se com questões de cunho pessoal. O povo parecia não ser importantes em suas tribunas de debates sociais do legislativo.  Essa falta de comprometimento causa um desgaste jamais visto n’uma instituição que deveria atender o interesse coletivo de sua comunidade.
Atitude
O gestor municipal usou a força do seu cargo, a representatividade politica que detém e arregaçou as mangas para que a cidade e os seus cidadãos sejam respeitados em todos os sentidos de cidadania.
Preocupação
O assessor de comunicação de Macau, Jornalista Celso Amancio,  externou em sua página de facebook a preocupação diante da situação financeira que o município atravessa, dizendo que  Sobrou para a prefeitura, o presidente da Caern Marcelo Toscano deixa claro que vai paralisar a captação de água do Rio até que se normalize o nível, sem previsão de retorno do abastecimento para os próximos dias. A Caern expõe as dificuldades financeiras do governo e diz que não tem mais condições de pagar carros pipas, pedindo a prefeitura que assuma a operação”.
A Barragem
Não devemos esquecer que a Barragem Armando Ribeiro foi construída para atender demanda do açude é o suprimento de água ao Projeto de Irrigação do Baixo Açu. Destacando-se sobretudo o aproveitamento hidroagrícola das terras aluviais do vale. Hoje atende Mossoró e São Rafael chegando a 600 mil pessoas que  dependem da Barragem Armando Ribeiro. Mas alguns técnicos acreditam que a Barragem tem água para abastecer estes 600 mil habitantes até setembro de 2016( Macau passa por esse sofrimento pelas bombas clandestinas colocadas por toda extensão do Rio até local de captação de água para o município, sem que ninguém tome as devidas providências).
Então
O quadro é visto como CALAMIDADE, já que o governador Robinson Faria determina que diretores da CAERN e do IDEMA amanheçam na região para uma nova visita técnica a captação de água e ao leito do Rio Açu-Piranhas. A Polícia ambiental será acionada para coibir barramentos e desvios de água no curso do rio, entre os municípios do Alto do Rodrigues e Pendências e no trecho Pendências-Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário