quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alerta á Macau: o perigo bate a nossa porta e as autoridades não enxergam os problemas que podemos ter.

BLOG CIDADE DO SAL

12 DE OUTUBRO DE 2015

pp
Temos visto essa onda de perfurações de poços na cidade Macau que nos causa preocupação. Já que alguns poços perfurados na cidade salineira obtiveram índice muito alto de coliforme fecais e nitrato( causador de câncer). podemos compreender que alguns macauenses confundem a coloração da água( que vem límpida a olho nú) com a qualidade da água que deve ser cuidadosamente estudada( não se consegue ver a olho nú as suas impurezas).
Preocupação
Temos procurado informações e, pasmem,  a população não tem sido orientada por quem de direito dos setores de saúde publica municipal e estadual  na conscientização e controladoria  de doenças. Nessas informações ressaltamos que dos poços abertos em Macau, um número nos surpreende;  em torno de 90%  dos poços abertos em macau não passaram por nenhum tipo analise aprofundada, já os que passaram 80% contem alto percentual de coliforme fecais e nitrato.
Água poluída
A água poluída pode levar à transmissão de doenças e transportar substâncias químicas venenosas. Esta água pode fazer com que as pessoas adoeçam ou mesmo morram. A água subterrânea podem encontrar-se dissolvidas substâncias naturais como o arsênio, flúor, nitratos(que encontramos em Macau) ou sulfatos, que limitam ou impedem mesmo o seu uso direto devido a questões de saúde pública.
Histórico
Não devemos esquecer que temos um solo com mais de 100 anos com as fezes jogadas em buracos ou fossas na nossa cidade, de uma hora para outra essa água não poderia se encontrar própria ao consumo humano. É uma tolice acreditar nisso. Também não devemos esquecer que o poço tão falado pelos macauenses tinha quase mil metros de profundidades, os poços de hoje possuem apenas 6 ou 8 metros de profundidade( não tem como dá certo uma perfuração nesse nível).
Conscientização
Precisamos ter consciência das ações que praticamos nos dias de hoje, já que a possibilidade e o risco de sofrermos com doenças causadas pela abertura destes poços em bem pouco tempo é eminente.
No entanto não podemos mensurar, ainda,  as doenças que os poços clandestinos podem nos trazer. Mais uma coisa é certa: a população de Macau trava sua luta com a falta d’água à sua  maneira, abandonada pelos segmentos públicos e sociais que deveriam oferecer suporte e orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário