quinta-feira, 23 de junho de 2016

Ex-ministro da Previdência e dono do blog ‘Brasil 247’ levados para depor no desdobramento da 18ª fase da lavajato


No desdobramento da 18ª fase da lavajato, além da prisão do ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Paulo Bernardo, outro ex-ministro cumpre mandado de condução coercitiva.
É Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência do governo Dilma, levado para prestar depoimento e depois ser liberada.
Também levado em condução coercitiva o jornalista Leonardo Attuch, que administra o blog ‘Brasil 247’.
A operação foi batizada de “Custo Brasil” e cumpre 65 mandados judiciais em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.
Do total de mandados nesta quinta, 11 são de prisão preventiva, 40 de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada a prestar depoimento. Um dos mandados de busca foi cumprido na casa de Bernardo e Gleisi, no bairro Água Verde, em Curitiba.
Policiais federais também estão na sede do PT no Centro de São Paulo. Os presos e o material apreendido serão encaminhados à sede da Polícia Federal, na capital paulista.
A PF informou que o objetivo da operação é apurar o pagamento de propina referente a contratos de prestação de serviços de informática no valor de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
“Segundo apurou-se, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no MPOG por meio de outros contratos – fictícios ou simulados”, diz a PF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário