O resgate histórico da trajetória de luta e o protagonismo feminino da professora e ex-governadora Wilma de Faria chega à cidade de Macau com a abertura da 5ª edição do Memorial Itinerante Wilma de Faria a partir desta terça-feira (03) no Complexo Educacional Padre João Penha Filho, na Rua São Vicente, Porto de São Pedro.
No dia da abertura, o Memorial funcionará, excepcionalmente, das 18 horas às 21 horas. Entre os dias 4 e 5, respectivamente, quarta e quinta, a exposição segue com visitação gratuita das 8h às 18h. A exposição já passou pelas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Macaíba e Pau dos Ferros.
A iniciativa reconta a história da vida pública, e de forma delicada e intimista, traz um olhar próximo da vida pessoal de Wilma de Faria. Entre fotos, textos, comendas, placas, roupas e outros artigos pessoais, a caminhada é narrada desde a juventude até a elevação à chefia do Executivo Norte-Riograndense, como a primeira mulher a ocupar o posto na história do RN
Segundo Márcia Maia, socióloga, deputada estadual e filha da ex-governadora Wilma de Faria,a cada nova edição, os visitantes poderão encontrar uma exposição diferente da anterior.
O Memorial retrata as obras, ideais de justiça social dos programas implantados à época do seu governo e o protagonismo que abriu caminho para outras mulheres na política potiguar. Eternizada com o título de Guerreira, é lembrada pela coragem, competência e ousadia com a qual conduziu a vida, mas também pelas obras sociais e estruturantes. “Quem conhece a própria história, valoriza a memória e busca referências para a construção do futuro”, destaca Márcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário