terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Secretaria de Saúde Macau de alerta para surto de viroses e diarreias agudas

HAF
A Secretaria Municipal de Saúde de Macau alerta sobre o surto de viroses e diarreias agudas que atinge a população neste período do ano e chama a atenção para o número de pacientes que se dirigem diariamente ao Pronto Socorro que funciona no Hospital Municipal Antônio Ferraz, devido à grande incidência dessas doenças no Município. Os principais sintomas são febre, vômito, desidratação, moleza no corpo e diarreia.
O fato tem preocupado autoridades na maioria das cidades, que a exemplo de Macau enfrentam problemas para atender as grandes demandas nos serviços de pronto atendimento, o que não tem sido diferente na rede privada da capital do estado, onde a maioria das clínicas e hospitais está com os prontos socorros lotados, sem condições de atender a grande procura, prejudicando diretamente a qualidade no serviço prestado à população.
Especialistas alertam que na maioria dos casos, não é necessária a internação, porém, se houver mais de 10 evacuações com vômitos, o paciente deve procurar atendimento de urgência. Segundo informações da Secretaria de Saúde, essas doenças, frequentes nesta época do ano, têm elevado em até 50% o número de atendimentos no Pronto Socorro.
Prevenção
As viroses costumam aumentar devido às frequentes chuvas, que favorecem a proliferação de mosquitos e a recomendação é que as pessoas devem estar atentas para a hidratação. “Tomar água, vitamina C, lavar bem os alimentos e as mãos são hábitos simples e que devem ser adotados por todos, especialmente nesta época do ano”, acrescenta o secretário de Saúde do Município, Thiago Oliveira.
Outros cuidados necessários são lavar sempre as mãos antes e depois de ir ao banheiro, de tocar em animais ou de lavar fraldas. Também é preciso que a população evite ingerir líquido e alimento de procedência duvidosa. Evitar também águas empossadas, além de não jogar lixo em local inapropriado, que favoreça a proliferação de mosquitos é outra medida que ajuda na prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário