segunda-feira, 9 de março de 2015

A PM do RN quer um carro blindado para quê?


Em  por Jacson Damasceno 

Atualizado em 21 de fevereiro às 08:32
 

Viatura BlindadaA Polícia Militar recebeu a doação de viatura blindada orçada em R$ 100 mil, que deve ser usada pelo Bope. Trata-se de um carro forte com capacidade para cinco caveiras, doado por uma empresa de segurança privada.
Primeiro que, num estado cuja Segurança Pública está falida, temos que aceitar a esmola de bom grado. Aliás, a nossa polícia vive de doações. É ridículo. Pistolas são doadas pelo estado de SP, coletes são doados por não sei quem…, que mico! Depois de uma gestão de governo que não investiu um centavo em quatro anos, chegamos a este ponto.
Bom, mas como a doação veio, vamos aceitar.
Mas fico me perguntando: onde é que o BOPE vai usar o nosso Caveirão? Ou o “Esmolão?” A utilização de um equipamento como este denota, mesmo com todas as medidas de segurança, uma incursão agressiva, viril, que a nossa polícia já não pode ter. Temos bravos policiais, que gostam de meter bandido na cadeia, e mandá-los para o inferno se for o caso, mas que estão de mãos atadas. Temos homens e mulheres que trabalham com medo de disparar um tiro, medo de colocar a mão no vagabundo, medo de usar as algemas. Tudo é vigiado, tudo é monitorado por um sistema de controle que precisa existir, mas que no RN quase que dá preferência ao marginal.
Fico me lembrando do filme Robocop 2, em que reprogramam o cérebro do cara e ele – que antes botava pra torar – passou a pedir licença e por favor ao vagabundo que estava com uma pistola na cabeça de um refém. Fico imaginando o “Esmolão” entrando numa zona de confronto parando nos semáforos vermelhos, tocando “As Quatro Estações” de Vivaldi pelo megafone, com um policial dizendo: “Boa noite senhores em conflito com a lei. Gentilmente pedimos que parem de atirar e baixem as armas. Do contrário, lamentavelmente precisaremos utilizar dos protocolos legais e revidar aos ataques”.  E ao chegar na linha de tiro, o piloto da viatura de guerra liga a seta, sinaliza, e estaciona com uma suave e corretíssima baliza.
Tudo isso para não levar uma multa da STTU, não ofender a Controladoria, a Promotoria do Meio Ambiente, a Igreja, as ONGs de proteção aos animais.
E EU FICO ME PERGUNTANDO,SERÁ QUE ESSE EMPRESARIO CARIDOSO, TEM UM BOM CORAÇÃO MESMO? OU ELE QUER ALGUMA COISA EM TROCA.
SE TIVESSE TANTOS CORAÇÕES BONDOSOS ASSIM, O POVO  BRASILEIRO NEM PRECISAVA DE GOVERNO.
SO DOS HOMENS BONS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário