segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Com 51,45% dos votos, Dilma Rousseff é reeleita presidenta do Brasil

Votação foi disputada até o fim e acabou com três pontos de diferença em favor da candidata do PT sobre o do PSDB

Em 26/10/2014 às 20:31
da Redação
0

Depois de muita expectativa e de uma campanha política marcada pelos ataques e também pela disputa acirrada em busca de cada voto, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita presidenta do Brasil. O resultado saiu conforme previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco depois das 20h30. Com diferença apenas de três pontos, a candidata do PT venceu com 51,45% dos votos válidos, contra 48,55% do adversário Aécio Neves (PSDB).

Após 111 dia de campanha, Dilma vence o pleito com a população e o Congresso divididos, um dos desafios da presidenta será, no governo dela, conseguir unir o Brasil. O resultado marca a eleição mais acirrada da história da redemocratização do Brasil.Os ex-presidentes Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula e a própria Dilma não ganharam dos adversários por uma diferença tão pequena em pleitos anteriores. Antes de 2014, a menor diferença havia sido registrada em 1989, na disputa entre Collor e Lula. Na ocasião, Collor venceu com 42,75% dos votos, contra 37,86% obtidos pelo então candidato do PT.


Aécio Neves ganha em toda a Região dos Lagos

O candidato do PSDB teve vitória expressiva em todos os municípios da região. Em Cabo Frio, o tucano teve 56,38% dos votos válidos; Búzios, 53,98%; Arraial do Cabo, 55,02%; Iguaba Grande, 55,21%; São Pedro da Aldeia, 56,68%; Araruama, 55,91%. 

Novo governo, novos desafios

Apesar da vitória, a presidenta Dilma não terá dias fáceis pela frente. A começar pela governabilidade, que tem tudo para não ser tranquila. Para os especialista em política, o PT já não é o mesmo e tem a manutenção ndo poder comprometida nas próximas eleições. Isso porque, a bancada política no Congresso não é mais a mesma. Reduzida, pode comprometer a governabilidade da presidenta, que terá que demonstrar grande habilidade com o plenário, que foi amplamente renovado. 

Candidatos votaram em Minas e Rio Grande do Sul


Pela manhã, Aécio Neves votou em escola de Belo Horizonte ao lado da mulher, Letícia Weber, às 10h30m. O tucano conseguiu amplo arco de alianças para enfrentar Dilma no segundo turno e comparou a união de candidatos derrotados no primeiro turno com a frente liderada pelo avô dele, Tancredo Neves, durante a redemocratização do país. Além dos nanicos, como Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB), também ganhou o apoio de Marina Silva (PSB). 

Já a presidente Dilma Rousseff manteve o apoio de nove partidos da coligação feita antes do primeiro turno e votou na manhã deste domingo em Porto Alegre, acompanhada por Tarso Genro, que não foi reeleito governador do Rio Grande do Sul.

Votação em 88 países

Ao todo, 354.184 eleitores brasileiros residentes no exterior também votaram para escolher o novo presidente neste domingo. Há eleitores domiciliados em 135 cidades de 88 países. Os Estados Unidos são o país com o maior número de eleitores (112,2 mil), seguido por Japão (30,6 mil), Portugal (30,4 mil), Itália (20,9 mil) e Alemanha (17,5 mil). Neste ano, foram utilizadas 916 urnas no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário