segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cerveja: 12 efeitos inesperados que você nem imaginava


Cerveja faz bem

Quando os beberrões amantes da cerveja tentam nos convencer dos seus benefícios parece até uma desculpa esfarrapada, que eles falam só pra continuar a bebedeira sem culpa, não é mesmo? Mas não é que a cerveja pode mesmo fazer bem?! 
Mas antes de sair correndo miseravelmente pro bar da esquina, saiba que qualquer coisa em excesso pode fazer mal, principalmente bebidas alcoólicas! A recomendação saudável é: uma latinha diária para as mulheres e duas para homens (maiores de 18 anos, claro!).

Confira a lista dos 12 benefícios já comprovados* da cerveja: 
  • 1 - Combate a gripe: Um estudo japonês comprovou que a cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, inibe a multiplicação dos vírus, ajudando a evitar até a pneumonia. 
  • 2 - Previne o cálculo renal: De acordo com um estudo finlandês, a cerveja reduz em até 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins. Mas cuidado! Em excesso pode ser responsável por agravar o quadro.
  • 3 - Combate a insônia: Estudo espanhol afirma que o efeito sedativo da cerveja pode combater a insônia e distúrbios associados ao sono. O lúpulo presente na bebida tem efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo.
  • 4 - Previne doenças cardiovasculares melhor que o vinho: Um estudo holandês constatou que quem bebe cerveja regularmente apresenta taxas de vitamina B6 cerca de 30% maiores a pessoas que não bebem. E se comparadas com as que bebem vinho, a concentração da vitamina chega a ser duas vezes mais elevada. A vitamina B6 é conhecida por prevenir doenças do coração e circulação e até ajuda a cicatrização nos ferimentos decorrentes de um infarto do miocárdio.
  • 5 - Ajuda a controlar o colesterol: Principalmente a cerveja escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por diminuir os níveis de colesterol LDL, e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
  • 6 - Fortalece o sistema imunológico: Um estudo publicado em revista especializada afirma que o consumo moderado da cerveja é bom para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resiste a algumas infecções.
  • 7 - Proporciona ossos fortes: Um estudo de Londres, mostrou que a cerveja pode beneficiar a saúde dos ossos e do tecido conjuntivo. O silício da bebida, ajuda a melhorar a densidade óssea, contribuindo até mesmo na prevenção da osteoporose.
  • 8 - Previne o desenvolvimento de Alzheimer: Pesquisa norte-americana revelou que o consumo regular e moderado da cerveja diminui pelo menos 23% o risco desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes.
  • 9 - Aumenta a inteligência: Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que, depois de beber algumas cervejas, os homens resolviam  jogos de quebra-cabeças mais rapidamente que seus oponentes sóbrios.
  • 10 - Hidrata igual a água: Pesquisa da Universidade de Granada mostrou que a cerveja ajuda na hidratação após exercício físico tanto quanto a água, por isso é recomendado seu consumo a todas as pessoas que não tenham nenhuma contra-indicação médica.
  • 11 - Reduz o risco de câncer: Marinar carnes em cerveja não só mata 70% dos agentes cancerígenos, como também reduz drasticamente os elementos capazes de causar distúrbios neurológicos.
  • 12 - Previne Diabetes: Várias pesquisas ao redor do mundo descobriram que o álcool aumenta a sensibilidade à insulina, prevenindo portanto, o organismo contra o diabetes.
* Dados resumidos de pesquisas diversas amplamente divulgadas. O álcool em excesso é prejudicial e causa dependência. Beba com moderação. No caso de doenças pré-existentes recomenda-se consultar um médico. Evite a auto-medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário