segunda-feira, 24 de junho de 2019

Depressão: a dor que rouba a vontade de viver



Considerada o mal do século, a depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história e se configura como uma das principais formas de manifestação do sofrimento psíquico na contemporaneidade. 

Trata-se de um transtorno mental determinado por alterações orgânicas e cerebrais, que levam a um estado de humor rebaixado.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, podendo causar perda de apetite, dificuldade de concentração, ações antissociais, alteração no sono e, em casos mais extremos, levar ao suicídio.

Em alguns casos, a depressão pode vir acompanhada de outras patologias como transtorno de ansiedade, fobia social e síndrome do pânico.

O transtorno de humor que drena a sua energia, esperança e ânimo, tornando-se difícil fazer o que você precisa para se sentir melhor. Ainda que ultrapassar a depressão não seja uma tarefa fácil e muito menos rápida, está longe de ser impossível.

Sintomas:

Sentimento de tristeza, vazio, aflição, preocupação e receios infundados;
- Insegurança, medo e ansiedade;
- Baixa autoestima e sentimento de rejeição;
- Pessimismo e falta de fé (não apenas religiosa, como também nas pessoas e nos tratamentos que estão sendo realizados);
- Irritabilidade, tensão e agitação;
- Vontades de acabar com a própria vida;
- Fadiga
- Isolamento;
- Diminuição de apetite, sono e desejo sexual;
- Alterações na capacidade de concentração, raciocínio e memória.

Há uma saída...

Acima de tudo lembre-se que existe um Deus maravilhoso que não abandona seus filhos. Tenhamos fé e sejamos gratos ao Criador por todas as coisas.

-- “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário