sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Tragédia de Brumadinho, 14º dia de buscas: número de mortes sobe para 157

Moradores de Brumadinho acendem velas em letreiro da cidade 
(Foto: Reuters/Adriano Machado)
Mesmo com chuva, cerca de 50 homens e 16 máquinas reviraram a lama, nesta quinta-feira, 7, no 14º dia de buscas em Brumadinho, na Grande BH.
Até o momento, 157 mortes foram confirmadas na tragédia. Outras 182 pessoas continuam desaparecidas.
De acordo com a corporação, 250 aparelhos de geolocalização ajudam os militares que trabalham na zona quente, uma novidade que começou a ser usada.
De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, o equipamento permite a localização em tempo real de cada bombeiro, que pode solicitar apoio e socorro.
Ainda segundo o tenente-coronel, a tecnologia marca, por exemplo, quantos passos foram dados por cada bombeiro e por onde eles passaram.
Nova ponte
A reconstrução da ponte que liga o distrito de Casa Branca a Brumadinho começou a ser feita nesta quinta. A estrutura foi levada pela onda de lama do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da Vale.
De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil, o acesso será refeito pela Vale e deve ficar pronto em até três semanas.
A Rodovia Alberto Flores é a principal forma de acesso de Casa Branca a Brumadinho. Por isso, a interdição tem complicado a vida dos moradores.
Visita de ministra
Ministra Damares Alves visita Brumadinho (Foto: Reprodução/TV Globo)
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, esteve na região. Ela e Sérgio Queiroz, secretário nacional de proteção global, falaram que vão “listar barragens” em perigo e fornecer dados às empresas.
O governo também vai exigir treinamentos para evacuação de populações em risco. Não foram dados prazos para essas medidas.
“Deixamos um recado muito duro para a Vale. Nós não vamos deixá-los quietos. Vamos estar acompanhando e cobrando medidas da Vale no âmbito de direitos humanos”, comentou Damares.
Números da tragédia
157 mortos confirmados – 134 identificados (veja a lista)
182 desaparecidos (veja a lista)
192 resgatados
393 localizados
Com informações G1 Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário