terça-feira, 27 de novembro de 2018

Porque sinto vontade de fazer cocô depois de tomar café?



Não há nada melhor do que uma xícara de café logo pela manhã. O cheiro energizante, o gosto doce e brilhante, e a quase garantia de que você terá vontade de fazer cocô quase imediatamente após tomá-lo. Sejamos honestas, né?
Claramente, o café é como uma chamada para seu intestino, mas por que exatamente isso acontece? Nós explicamos!
VONTADE DE FAZER COCÔ DEPOIS DE TOMAR CAFÉ
Basicamente, o café estimula o sistema digestivo. Os pesquisadores simplesmente não sabem ao certo por que ou como, embora a cafeína seja a maior suspeita de ter “culpa” nisso.
Niket Sonpal, gastroenterologista e professor assistente clínico de medicina no Touro College of Medicine (EUA), explica que “toda vez que você come, seu estômago se estica e envia um sinal para o cólon dizendo: ‘ei, algo está chegando, algo tem que sair’”.
“Seu corpo envia esses sinais através de um processo chamado peristaltismo. Trata-se de contrações musculares em todo o intestino que movimentam a comida através do sistema. E o café acelera esse processo”, diz Rudolph Bedford, gastroenterologista no Providence Saint John’s Health Center (EUA).
LEIA MAIS
Além de acelerar essas contrações, Bedford explica que a cafeína também faz com que os músculos do cólon relaxem. E quando essas duas maravilhas gastrointestinais se juntam, bem… Chegou a hora de ir ao banheiro.
É por essa mesma razão que Bedford diz que algumas pessoas têm refluxo ácido quando bebem cafeína. Contudo, nesse caso, é o esfíncter do esôfago inferior que relaxa e leva ao refluxo.
Além da cafeína, a natureza ácida da bebida fermentada faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário