A situação hídrica se agrava também na nossa Pátria Varzeana, o esbarramento que existe no leito do Rio Piranhas localizado no município de Alto do Rodrigues, chegou ao ponto crítico. A água baixou tanto o seu nível, que os banhistas já não tem o nosso ribeirinho como principal ponto de encontro nos domingos e feriados.
Com tal situação a maré irá avançar aumentando a salinidade das comunidades ribeirinhas, que utilizavam o rio para se abastecerem. O caso causará um grande impacto ambiental em nossa Região. Acredito, que os órgãos ambientais devam estarem estudando a melhor forma de solucionar o problema. A CAERN por sua vez já suspendeu o abastecimento em seis cidades do Seridó potiguar devido a pequena quantidade dágua. Em Alto do Rodrigues a empresa já anunciou que todo final de semana irá fazer paralisação nos serviços. por 48 horas para racionamento.
O nosso grande manancial está morrendo e precisa que suas matas ciliares sejam recuperadas, bem como outras medidas que evitem o desastre ecológico e social que causaria a sua morte.
Ao longo do seu leito, nosso rio atravessa regiões da Paraíba e toda área sertaneja do RN dando condições naturais de sobrevivência à população.
As fotos acima ilustram essa devastação e revela a falta de amor de alguns ribeirinhos que também contribuem para o aumento da poluição, uns por falta de conhecimento, e outros por interesse da ganancia pelo bem do capital.
(fonte e fotos luciano seixas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário