sábado, 7 de julho de 2018

Facção ordenou ataques a ônibus e prédios públicos em junho passado, diz MP



Os 13 ataques a prédios públicos, ônibus e unidades policiais registrados em cinco municípios potiguares em junho deste ano foram ordenados por uma facção criminosa que atua dentro e fora das unidades prisionais.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Ministério Público do RN. O órgão deflagrou a Operação Mamulengo.

Segundo as investigações, foram os chefes de outros Estados que determinaram o último “salve” da facção. Os ataques ocorreram entre os dias 2 e 7 de junho. Pelo menos um assassinato de policial aconteceu durante esse “salve”.

De acordo com o MP, as investigações da operação Mamulengo tiveram início em fevereiro de 2017 com a instauração, em caráter sigiloso, de um procedimento investigatório criminal para apurar a atuação da facção paulista no Rio Grande do Norte, especialmente quanto à responsabilidade criminosa da rebelião registrada em janeiro do ano passado no Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

Na rebelião, detentos que estavam no Pavilhão V (Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga), em sua maioria integrantes da facção paulista, invadiram o Pavilhão IV e atingiram violentamente os membros de uma facção rival, o que culminou com a morte de pelo menos 26 presos.

As investigações ficaram a cargo do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário