segunda-feira, 2 de abril de 2018

Presidente eleito da Costa Rica é jornalista e roqueiro

Carlos Alvarado Quesada, 38 anos, é um apaixonado pela literatura – com três romances publicados, – e um músico que ama rock, que conseguiu manter no poder a centro-esquerda na Costa Rica com sua vitória no segundo turno da eleição presidencial de domingo.
Com 95,58% das urnas apuradas, Carlos Alvarado, do governista Partido Ação Cidadã (PAC), obteve 60,74% dos votos, contra 39,26% do rival, candidato pelo conservador Restauração Nacional (RN), um partido surgido das igrejas neopentecostais.
Fã do escritor Ernest Hemingway e da banda Pink Floyd, Carlos Alvarado se tornou figura pública na Costa Rica pela militância no governista Partido Ação Cidadã (PAC, centro-esquerda), que lançou sua candidatura à Presidência.
Jornalista e cientista político, com fala pausada e voz grave, tem como marca de sua campanha a mensagem de unificação do país e renovação do partido no poder, aglutinando forças de outros grupos políticos.
Carlos Alvarado casou-se com a namorada do colégio, Claudia Dobles, com quem tem um filho, Gabriel.
Estudou Ciência Política na UCR e posteriormente conseguiu uma bolsa de estudos em desenvolvimento na Universidade de Sussex, na Inglaterra.
De pai engenheiro e mãe dona de casa, Alvarado é o filho do meio de três irmãos de uma família de classe média. Seu irmão mais velho, Federico, é engenheiro como o pai e sua irmã caçula, Irene, é economista.
Estudou jornalismo na Universidade da Costa Rica (UCR) e exerceu a profissão no jornal universitário e no semanário Ojo.
Foi na época da faculdade que teve sua principal experiência na música, como vocalista da banda de rock progressivo Dramátika.
Decidiu deixar o jornalismo quando entrevistou uma senhora de um bairro pobre, cujo filho – com problemas psicológicos – tinha sido assassinado, segundo entrevista concedida à emissora Teletica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário