quinta-feira, 22 de março de 2018

COSERN emite nota sobre a falta de energia em estados do Norte e Nordeste nessa quarta feira (21)

Falha em disjuntor na subestação de Xingu causou apagão, diz ONS

Por Rodrigo Polito | Valor
RIO  –  Uma falha em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará, causou a separação entre os sistemas elétricos das regiões Norte e Nordeste do restante do país. Com isso, o Norte e Nordeste ficaram com excesso de geração de energia provocando um colapso na rede e a interrupção do fornecimento de energia para todo o Nordeste e quatro Estados do Norte (Amazonas, Tocantins, Pará e Amapá), informou há pouco o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.
Segundo ele, a falha também fez acionar o sistema de automático de proteção chamado de “Esquemas Regionais de Alívio de Carga” provocando a interrupção na carga de 4.200 megawatts (MW) para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo Barata, as causas do apagão já estão sendo investigadas. Segundo ele, tudo indica que houve falha no equipamento. Falha humana é praticamente descartada. Também não se cogita a possibilidade de ter havido sabotagem.
Barata explicou ainda que a subestação de Xingu pertence ao sistema de transmissão que escoa energia da hidrelétrica de Belo Monte para o restante do país. O sistema tinha acabado de passar por um teste de aumento de capacidade de transmissão, de 2 mil MW para 4 mil MW. O teste foi concluído no fim de semana e esse aumento de capacidade estava para entrar em operação comercial.

Nordeste sofre apagão

Aldo Carneiro/Futura Press/Estadão Conteúdo Apagão desliga semáforos e causa engarrafamento no Recife (PE)... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/03/21/apagao-atinge-os-nove-estados-do-nordeste.htm?cmpid=copiaecola
Aldo Carneiro/Futura Press/Estadão Conteúdo Apagão desliga semáforos e causa engarrafamento no Recife (PE)... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/03/21/apagao-atinge-os-nove-estados-do-nordeste.htm?cmpid=copiaecola
O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O problema foi observado por volta das 15h desta quarta-feira (28). 

O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. A Companhia atua em todo o Nordeste, com exceção do estado do Maranhão. De acordo com Franklin, o apagão começou às 15h08 e atingiu todo o Nordeste. “Nossa preocupação agora é reestabelecer a energia, que está retornando gradativamente. Já temos energia no Recife, Salvador, algumas áreas de Teresina. Acredito que ainda hoje toda a região estará normalizada. Não sabemos ainda o motivo, vamos precisar fazer uma avaliação junto com o ONS”, explicou.
G 1

RN tem 153 municípios em crise hídrica



O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que estão em situação de emergência por seca ou estiagem até o dia 13 de março.

O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário