sábado, 24 de novembro de 2018


Guerra do Atum: Navio potiguar é atacado por pesqueiro chinês em alto mar



A disputa pelo atum fresco no Oceano Atlântico quase termina em tragédia para um grupo com 10 pescadores potiguares. Eles estavam em no navio “Oceano Pesca 1” em alto mar, a mais de 600 quilômetros da costa pescando, quando uma embarcação chinesa de maior porte atentou contra o navio potiguar.

O navio estrangeiro tinha aproximadamente 42 metros e capacidade para 40 pessoas e se jogou contra os potiguares.

O Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca) informou que os tripulantes da embarcação chinesa, ao avistarem o barco potiguar, começaram a proferir xingamentos e fazer gestos aos potiguares.

Por meio do rádio, o comandante chinês disse, em bom português, que levaria o barco potiguar “ao fundo”. Então, manobrou a embarcação asiática em direção aos potiguares, se chocando com o navio. O choque destruiu parte do casco do “Oeceano 1”, que resistiu devido ao isolamento de aço e poliuretano que ajuda a conservar o pescado.

O barco deve retornar à Natal neste sábado (24) e este foi o ataque mais grave que ocorreu com uma embarcação pesqueira potiguar. Mas o fato não é isolado, pois a pesca do atum já gerou outros ataques de embarcações internacionais, em sua maioria dos chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário