segunda-feira, 6 de outubro de 2014

'Esperava ganhar no primeiro turno', diz Henrique Alves, do PMDB

Candidato do PMDB diz que votação de partidos pequenos surpreendeu.

Alves enfrenta Robinson Faria (PSD) no 2º turno.

Fernanda ZauliDo G1 RN
Henrique Eduardo Alves disputará o segundo turno para o governo do RN com Robinson Faria (Foto: Fernanda Zauli/G1)Henrique Eduardo Alves disputará o segundo turno para o governo do RN com Robinson Faria (Foto: Fernanda Zauli/G1)
Logo após o anúncio oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) de que a disputa ao governo do Rio Grande do Norte vai para o segundo turno, o candidato Henrique Eduardo Alves afirmou que tem pressa para recomeçar a campanha. Alves teve 47,34% dos votos válidos a vai disputar o segundo turno com Robinson Faria (PSD) que teve 42,04%. Em entrevista coletiva ele afirmou que a votação dos partidos políticas surpreendeu.
Ficha RN Eleição 2014 (Foto: Arte G1)
“Nós esperávamos que os partidos pequenos fizessem em torno de 6% e nossa avaliação era de vencermos no primeiro turno. Mas os votos dos indecisos que as pesquisas mostravam até os últimos dias penderam para o nome de Robério e isso fez a diferença em não termos chegado à vitória no primeiro turno”, afirmou. O Professor Robério Paulino (PSOL ) teve 8,74% dos votos válidos, o que representa 129.571 votos.
Alves ressaltou que a diferença da votação para o segundo colocado foi de mais de 75 mil votos e agradeceu os votos e a confiança dos potiguares. "Preciso agradecer aos norteriograndense por essa votação expressiva, por muito pouco não chegamos à vitória no primeiro turno. Agora é arrumar o time para o segundo tempo que é o segundo turno", disse.
Henrique Eduardo Alves nasceu no Rio de Janeiro, tem 65 anos e é formado em Direito. Tem 43 anos de vida parlamentar e 11 mandatos seguidos de deputado federal representando o Rio Grande do Norte, sempre pelo mesmo partido, o PMDB. Foi eleito pela primeira vez em 1970, depois de o pai dele, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, ter sido cassado no regime militar. Foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013-2014. Essa é a primeira vez que Henrique Eduardo Alves assume um cargo no Executivo. Em 1988 e 1992 se candidatou à Prefeitura de Natal, mas perdeu nos dois pleitos.
Robinson Faria nasceu em Natal, tem 55 anos e também é formado em Direito. Foi deputado estadual durante 26 anos e nos últimos dois mandatos exerceu a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo período de oito anos. Por iniciativa própria, abraçou a carreira política liderando a Região Agreste, de onde se origina sua família, elegendo-se o deputado mais jovem do Estado em 1986. Em 2010, Robinson Faria foi eleito vice-governador pelos potiguares, mas rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini após oito meses de governo. Em 2011 foi secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
Disputa para o Senado
Henrique Eduardo Alves atribuiu à derrota da candidata ao Senada Vilma de Faria (PSB) à derrocada da presidenciável Marina Silva (PSB) nas urnas. Vilma teve 43,22% dos votos válidos e perdeu para Fátima Bezerra (PT) que teve 54,85%.
“Eu acho que é uma certa lógica política. Vilma vinha muito bem com Eduardo Campos (PSB) como candidato à presidência da República porque eu acredito que ela se influenciava dessa campanha nacional. Com a tragédia que houve eu acho que Marina manteve a posição de Vilma aqui no estado muito consolidada. Mas com a derrocada de Marina - quem poderia imaginar há dias que Marina não iria nem para o segundo turno? - , e o crescimento de Dilma aqui no estado beneficiou a candidata do PT”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário