terça-feira, 16 de setembro de 2014

'Ele disse que vai me matar', diz professor gay ameaçado por tio no RN


Do G1 RN

Rodrigo prestou queixa na 10ª DP de Natal (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
 
O professor universitário Rodrigo Nascimento, de 35 anos, procurou a 10ª Delegacia de Polícia de Natal nesta segunda-feira (15) para registrar, pela segunda vez, que foi vítima de homofobia, tentativa de agressão e ameaça de morte por parte do próprio tio. O motivo da desavença é o fato de Rodrigo ser homossexual. Segundo ele, no último sábado (13), o tio o ameaçou de morte e tentou agredi-lo, mas foi contido por familiares. "Ele disse que vai me matar. Ele é capaz de tudo", disse o professor que dá aulas de teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 O caso se tornou público no domingo (14) quando Rodrigo publicou um desabafo no Facebook. No relato, ele conta que o histórico de conflitos entre ele e o tio começou ainda na infância. Ele não sabe precisar quantos anos tinha, mas ainda era criança quando, segundo ele, o tio começou a agredí-lo verbalmente. "Ele me chamava de viadinho, me atribuía nomes femininos, falava isso na rua, para a família, pra todo mundo", recorda.
 Ainda de acordo com Rodrigo, as confusões, xingamentos e as humilhações seguiram por muitos anos. O primeiro boletim de ocorrência foi registrado em 2011. "Ele me batia enquanto me chamava de gay", afirma. Neste sábado (13), o professor conta que a briga começou porque ele estava com um amigo em casa. "Ele abriu a porta, invadiu a casa e já foi mandando meu amigo pegar as coisas dele e ir embora. Depois começou a gritar que não queria 'macho' aqui dentro de casa, que era uma falta de vergonha. Eu percebi que ele estava embriagado e achei melhor não responder, mas ele começou a gritar com a minha mãe, disse que ia me matar. Todos os vizinhos ouviram. Ele fez um escândalo, e veio pra cima de mim pra me bater", diz. Segundo Rodrigo, o tio foi impedido de agredi-lo pela mãe e o padrasto.
O problema não é comigo. É generalizado. Já teve situação dele tentar agredir outra pessoa só por ser homossexual. Ele é preconceituoso, não aceita diferenças, não sabe lidar com isso"
Rodrigo Nascimento,
professor universitário
 A confusão foi registrada na 10ª Delegacia de Polícia, e nesta terça-feira (16) policiais civis estiveram na casa onde mora o tio para intimá-lo, mas ele não estava. A casa do tio fica no mesmo terreno da casa de Rodrigo. "O problema não é comigo. É generalizado. Já teve situação dele tentar agredir outra pessoa só por ser homossexual. Ele é preconceituoso, não aceita diferenças, não sabe lidar com isso", diz Rodrigo.
 No relato do Facebook, Rodrigo conta que na ocasião do primeiro boletim de ocorrência desistiu de dar andamento ao processo a pedido da família, mas garante que dessa vez vai ser diferente. "Eu não vou recuar. Não tenho motivos para recuar. Eu não imaginava que minha história teria uma repercussão tão grande, mas percebi que, em função de tantos casos trágicos de homofobia que estão acontecendo no nosso país, preciso levar a denúncia adiante e ir pra cima no sentido de lutar contra o preconceito", ressalta.
 "Se algum de vocês conhece alguém que passa por uma situação desse tipo, ajudem! Uma palavra de apoio é suficiente para que a pessoa tenha coragem de seguir adiante no sentido de encerrar as agressões! Minha mãe, minha tia, meu padrasto e um primo foram fantásticos! (...) E meus vizinhos, cuja solidariedade e preocupação se mostraram no dia de hoje, aconselhando para que eu tomasse cuidado com as ameaças de morte (sic)", diz o relato postado por Rodrigo na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário