sábado, 26 de agosto de 2017

Padre Flávio: o potiguar que vive no Vaticano e já acompanhou histórias de 3 Papas


Ele tem apenas 40 anos, mas pode dizer que já vivenciou os momentos mais importantes nos últimos anos da história da Igreja Católica.
Potiguar de Natal, com origens familiares em Acari, Padre Flávio Medeiros atua no Vaticano há 12 anos, mas somando o tempo como seminarista, sua história ao lado dos três últimos Papas somam 17 anos.
Padre Flávio acompanhou a morte do Papa João Paulo II, todo o Pontificado do Papa Bento XVI, e agora com o Papa Francisco, é Cerimoniário do Vaticano.
Cerimoniário é o ministro, ordenado ou não, responsável pela organização das celebrações litúrgicas, entre elas a missa, na Igreja Católica.
Sua função é fazer com que a celebração brilhe pelo decoro e ordem, e para isso o cerimoniário deve trabalhar em íntima colaboração com o sacerdote celebrante e os demais participantes.
Padre Flávio, hoje vizinho do Papa Francisco, está em Natal depois de ter participado da festa da padroeira de Acari, Nossa Senhora da Guia. Aqui ele discute com uma comissão recém-criada, sobre a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu que acontecerá em outubro no Vaticano.
Hoje Padre Flavinho, como é conhecido entre os conterrâneos, concedeu entrevista ao Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário