segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Você sabe como surgiu a polícia no Brasil?


De onde será que surgiu a polícia? Por que ela foi necessária? Qual o significado de tê-la? O que são os policiais?

policia

Essa com certeza é uma dúvida de muitas pessoas sobre a polícia e é quase certeza de que você não sabe respondê-la.
“Polícia” tem o mesmo sentido de “governo de uma cidade, administração, forma de governo”. Porém, com o passar do tempo, esse nome passou a ser reconhecido pela força do governo que realiza ações jurídicas, assegurando que o território fique tranquilo e protegido contra a ação dos maléficos.
A ideia de criar a polícia surgiu em 1500, quando D. João III resolveu adotar um sistema de hereditariedade para promover a justiça e a ordem pública. Há indícios de que no dia 20 de novembro de 1530, finalmente a polícia brasileira começou a funcionar.
Mudanças
Desde que criou a polícia, não houve tantas mudanças, porém, as que houveram, surtiram efeito.
⦁ A Intendência Geral de polícia foi extinta;
⦁ Criou-se o cargo de chefe da polícia;
⦁ O tal chefe de polícia passou a ser auxiliado por delegados e subdelegados;
⦁ Em 1842, todo o poder policial passou a estar nas mãos do Ministro da Justiça;
⦁ Separou-se a Justiça e a Polícia que proporcionaram inovações que permanecem até hoje;
⦁ Criou-se o inquérito policial;
⦁ Novas forças militares foram criadas;
A polícia militar
A polícia militar teve origem das Forças Policiais, criadas durante o império. A corporação mais antiga é a do Rio de Janeiro criada em 13 de maio de 1809 por Dom João 6º que havia sido transferido da corte de Portugal para o Brasil, por conta das guerras européias. Este fato declarou a fundação da polícia militar (que na época era chamada de Brigada Militar).

pm

A partir de 1946 uma lei fez com que o nome fosse modificado para Polícia Militar. Sendo assim, todas as organizações passaram a ser reconhecidas por Polícia Militar, com exceção do Rio Grande do Sul que preferiu manter o nome antigo de Brigada Militar determinado por Dom João 6º.
Mesmo antes da vinda da família real para o Brasil, havia uma “polícia militar” que passou a ser chamada de “Antiga Força Militar de Patrulhamento”. Acredita-se que essa força deu origem à polícia militar e foi criada em Minas Gerais.
A PM de Minas tinha como função manter a ordem exclusivamente no estado em que estava, principalmente na manutenção da ordem pública, já que na época o Estado era ameaçado pela descoberta de riquezas, incluindo ouro.

 https://www.facebook.com/marcosdoval?fref=nf

Nenhum comentário:

Postar um comentário