segunda-feira, 11 de março de 2013

1º DIA DO JULGAMENTO DE MISAEL BISPO.

                                                              MISAEL BISPO E ADVOGADOS


Policial aposentado é acusado de matar a advogada Mércia Nakashima em 2010. Será a primeira vez que um júri popular é transmitido pela TV, rádio e internet

A advogada Mércia Nakashima, morta em maio de 2010 (Foto: Reprodução/TV Globo)Mercia Nagashima

|
O policial militar reformado e advogado Mizael Bispo de Souza começa a ser julgado nesta segunda-feira (11) pelo assassinato de Mércia Nakashima, em 2010. Pela primeira vez, um júri popular tem transmissão ao vivo pela TV, rádio e internet. A previsão é que o julgamento de Mizael, realizado no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo, termine na sexta-feira (15). O Leandro Bittencourt Cano disse em entrevistas que a transmissão do julgamento pode tornar o procedimento mais imparcial. Acusação e defesa concordaram com a proposta do magistrado. 
Mizael, hoje com 43 anos, está preso preventivamente desde o dia 24 de fevereiro de 2012, no presídio da Polícia Militar Romão Gomes, em São Paulo. O advogado e policial aposentado responde por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima), mas alega inocência. 
O crime aconteceu em uma represa em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, no dia 23 de maio de 2010. Mércia havia desaparecido em Guarulhos. Seu carro foi encontrado na represa no dia 10 de junho, e seu corpo foi encontrado no mesmo local, um dia depois. Mércia foi baleada de raspão no rosto e nas mãos e morreu afogada. 
De acordo com a acusação, o vigia Evandro Bezerra Silva também participou do crime. Ele responde por homicídio duplamente qualificado (meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima), mas só será levado a julgamento popular no dia 29 de julho. Ele já deu quatro versões diferentes para o caso. Na mais recente, diz que foi buscar Mizael na represa, mas não sabia que o advogado havia matado Mércia.

HISTÓRICO DO JULGAMENTO NESSA SEGUNDA FEIRA
 
Uma briga entre Márcio Nakashima, irmão da vítima e primeira testemunha a depor, e os advogados de Mizael Bispo, réu no processo, fez que com que o juiz Leandro Bittencourt Cano determinasse que a transmissão do julgamento de Mizael Bispo ao vivo fosse suspensa por cerca de cinco minutos nesta segunda-feira (11)
A discussão começou às 10h, após o assistente de acusação, Alexandre de Sá Domingues, fazer uma pergunta sobre um colchonete encontrado no carro de Mércia. Márcio disse que não deixaria que a honra de sua irmã fosse ferida e disse que Ivon Ribeiro, um dos defensores de Mizael, afirmou em entrevistas, que a vítima era garota de programa, e por isso, andava com o colchonete.
A fala fez com que Ribeiro puxasse para si o microfone da defesa. Ele negou qualquer declaração e disse que a vítima deveria mostrar provas. Em sequência, falou que Márcio então deveria processá-lo.
"Eu vou fazer isso. Só não processei o senhor ainda porque meu advogado disse que você tinha se retratado no processo. Mas pode ter certeza que eu vou te processar", declarou o irmão de Mércia.
Testemunha e defesa então começaram a discutir, interrompendo a fala um do outro. O juiz então pediu que a transmissão em tempo real do júri fosse interrompida.
Após o intervalo, o magistrado advertiu a defesa e Márcio para que parassem com a briga ou o depoimento da testemunha seria interrompido.
O julgamento foi retomado por volta das 13h05. Ribeiro deixou o plenário para conversar com Mizael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário